MetalXR Admin replied

510 weeks ago

Olá galera, nesse guia eu vou tocar em pontos específicos do MNK, então vou deixar já separado em 4 partes, Gear(BiS, stats, etc), Lutas (t9~t13), Rotação (Opener será o foco dessa parte) e o modo de pensar quando se joga de MNK, só gostaria de lembrar que não é um guia focado à iniciantes, é um guia focado à quem procura extrair o máximo da classe nas fights de end-game.

Gear:
MNK escala melhor baseado em Determinatination, já que é uma escala que não muda baseado na quantidade de status você tiver.O Critical Rate, por exemplo, pesa menos a partir de cada ponto que você botar, então a diferença de 450 para 500 de Crit Rate é maior que 500 para 550.
Skill Speed tem uma escala igual ao do Determination, mas o multiplicador no DPS é menor já que o Determination não só afeta dano de skills, mas de auto attacks, que são 25~35% do seu DPS, e de bônus o Skill Speed faz você torrar os seus 1000 de TP.Não pense que skill speed é inútil no MNK, ela tem o seu valor, um dos mais altos de toda as classes para o MNK e Warrior e eu vou explicar isso na parte de Openers e rotação.
Mesmo que o normal seja WD>STR>Det>Crit>SS, eu gosto de ver de outro modo, por exemplo, o setup atual do meu MNK usa um item craftado, as luvas com 5 materias 4, 3 de determination e 2 de Skill speed, balanceando a perda de STR:

Arachne Field Dressing of Striking HQ: STR:24 Acc:18 Crit:25 Det:18 Vit:28 e SS:18 vs Dreadwyrm Bracers of Striking: STR:31 Acc:29 Det:14 e Vit:36

Baseado nesse post do Reddit:http://www.reddit.com/r/ffxiv/comments/2q2tch/job_statweight_updates/

O peso das luvas ficariam assim: Craftada Pentamelded: 39,38 str vs a Dreadwyrm que mesmo com mais STR, fica com 34,60 str, isso obviamente no setup BIS que eu uso, que não precisa do acc da luva Dreadwyrm.

Setup:http://ffxiv.ariyala.com/PVFE

Isso basicamente prova o quão pesado é você ter um pentameld com 4 status secundários comparados ao de uma luva que tem muito acc, mas pouco det, o STR simplesmente não consegue compensar.

Existem alguns outros setups para testar ainda,eu pretendo testar todos eles e dar um update sobre o BiS do MNK quando eu tiver a grana pra finalizar os melds.

Outros setups consideráveis mas mais caros: http://ffxiv.ariyala.com/PWXM e http://ffxiv.ariyala.com/Q1ZC

Openers:
Aqui é básicamente o que pode ser modificado no MNK, um opener correto pra sua situação e sua gear pode aumentar em 20~30 de DPS no dummy.
Opener principal com skill speed baixa (- de 390)

PB > Snap > Snap > B4B > Demolish > X-Pot > Twin > DK > IR > ToD > BS > TS > Snap > BS > Twin > Demolish (b4b e ir acabam aqui logo antes do DK cair e você reaplicar)> DK.
O lado bom desse opener é que ele faz o IR sempre voltar antes de um ToD e o B4B antes de um Demolish. Com selene talvez você tenha que atrasar em 0.3s pra usar o Demolish esperando o B4B, mas é normal e não é uma perda significativa em DPS.
Opener principal com skill speed alta (+ de 390 ou Selene usando Skill Speed no pull), atualmente é o opener com mais Dano por Ação do MNK.

PB > Demolish > Snap > B4B > Snap > X-Pot > Twin> DK > IR > ToD > BS > TS > Demolish > BS > Twin > Snap > DK
O ponto principal desse opener é que o Demolish faz o timing do GL3 ser aplicado com um atraso de 0.3~0.4s já que a animação é maior, fazendo você trocar um Snap buffado por um Demolish buffado, lembrando que Demolish é a skill com maior potência do MNK, o engraçado é o fato de o delay do timing criar a situação em que o seu GL3 cai por alguns milésimos de segundo mas volta, e como o auto attack não acontece durante esse espaço de tempo, você ganha um Demolish absurdo e um autoattack ultra buffado no timing correto, o contra do Opener é que ele t em grandes chances de falhar se o seu ping estiver ruim já que a pot não entra na fila de skills do jogo, fazendo você perder pedaços de um GCD ao usar ela e o seu SCH não usar o buff de Skill Speed corretamente no pull ou o tank movendo o boss incorretamente.

Lutas
T9:T9 éuma luta muito boa pra praticar a sua noção em usar o PB na hora certa e posicionamento, entender até onde você pode ir correndo risco de acertar o posicional e manter o GL3.

Recomendo ficar atento no pull, já que muitos tanks dão o pull e movem o boss para a parede sem dar 2~3s para você se posicionar, o que te faz ter que correr atrás do boss e perder skills, então vale a pena simplesmente esperar 1s ou 2 para ver aonde o tank vai posicionar o boss.
Normalmente com o Echo em 20%, os grupos são capazes de puxar o Double Meteor Stream, o que eu te faz não perder o GL3 na primeira fase, sempre se lembre em renovar o GL3 antes do primeiro Meteor Stream, logo após o primeiro Lunar Dynamo, lembre-se que logo quando ela sai voando em alguém para soltar o Iron Chariot, você deve dar o Shoulder Tackle e usar uma skill>desviar do Iron Chariot>usar outra skill e já se movimentar para o Tank, ela vai ficar bem a tempo de você manter o seu GL3 up.
Golem Phase é bem tranquila, não gaste o PB nem na primeira ou segunda, salve para logo antes do Heavensfall.

Heavensfall e Divebombs: Aqui é bem simples, faça seu opener novamente com o PB, exploda o dragão e se posicione, mantendo sempre o contato com o boss, não perder GL3 é essencial nessa luta, durante o primeiro Fire out, fique atrás do boss e lide com a mecânica de acordo com a sua party, seja isso Thunder atrás, Thunder na frente ou Fire out atrás, apenas mantenha o seu GL3, tente ficar sempre perto do Boss e desvie do Iron Chariot durante as supernovas, mantenha o seu GL3 up e durante os Divebombs, o GL3 só deve cair durante o Double Meteor Stream após os divebombs, lembre-se de sempre salvar o Shoulder Tackle na last phase para o Divebomb, você precisa dele pra manter o GL3 up.

T10:Não tem muito o que falar no T10, além de demolish nos 2 adds, e manter o DK no principal que você ta batendo, não reaplique o Touch of Death antes de Charge só pra ter certeza de não perder o GL3.

T11:T11 é uma ótima luta pra você praticar a sua noção de espaço entre você e o boss e o seu posicionamento com os outros players, recomendo pedir ao seu parceiro de tether (outro melee, já que se tiver 2 melees eles sempre estarão juntos no tether) que ele se posicione para que você possa acertar a parte de trás e o lado do boss.

T12:No T12 é bem tranquilo também, na phase 1 você só precisa se preocupar em não spawnar o Blackfire no lugar errado, perder um ou dois positionals é tranquilo, não afeta muito, na phase 2 se você tiver que ir pegar o Bluefire, recomendar usar Demolish>Correr até o Bluefire>Limpar>e dar Shoulder Tackle no boss. Phase 3 eu recomendo dar um combo normal, para reaplicar o Twin Snakes, deixar um demolish em um add aplicar o DK,e ir PB>Rockbreaker x4 e Twin Snakes x1, a Phase final é bem de acordo com o teu grupo, exatamente como na Phase 2, se você for pegar um stack na fountain, sempre demolish antes de sair caso os tanks não movam o boss para perto da Fountain, além disso é bem tranquila e é só destruir o boss.

T13: Essa é a fight mais divertida pra MNK do jogo, você brinca com a morte várias vezes para manter o GL3 up na estratégia normal.
Antes de entrar na Fase 1, a maior dica pra Earthshakers é esperar o símbolo sair, o tempo do símbolo aparecer até sumir é exatamente o tempo de 3 skills, você pode reaplicar o GL3 e sair do boss, posicionar e dar Shoulder Tackle de volta quando o hit do último Earthshaker for pegar em você, lembrando que você tem a prioridade do Cover, então recomendo praticar sem o cover primeiro já pra pegar o timing na fase final aonde não vai ter o Cover.
Fase 1: Se no primeiro megaflare você for marcado, você espera um segundo, acerta o seu posicional e vai pro stack, sempre espere 1s, ajuda a baitar a torre longe do stack durante as outras fases.Caso você só receba a marca no chão, vá para atrás do boss, use 1 skill e volte quando a marca desaparecer, não saia do boss, o seu DPS e o DK no Boss é essencial nessa luta.
Fase 2:Mesma história, mantenha o comportamento nos megaflares, recomendo stackar durante os rages se você tiver pouco HP pool, ignore os adds por que você é um MNK v1d4l0k4, não precisa fazer esses trabalhos sujos.Cuidado com as Orbs do Flare Star, ninguém gosta de tomar umas boladas ( ͡° ͜ʖ ͡°).
Fase 3: Aqui é bem simples.
Primeiro Divebomb
Eu particularmente prefiro dar o PB logo no Pain e esmagar o add o mais rápido possível, recomendo dar Rockbreaker nos gusts e nos 2 Sins
Segundo Divebomb
Aqui eu normalmente fico AFK na Twintania até ela morrer, viro na Sin e depois no Pain, normalmente os grupos salvam os Gusts para você, mas ai é de acordo com o grupo e o DPS dele, normalmente a Twintania morre depois da Sin, mas a melhor opção é ela morrer primeiro, obviamente abuse dos Rockbreakers por que ninguém é de metal. Kappa.
Terceiro Divebomb
Eu normalmente fico junto do Pain já que o Tank só spawna círculo nos divebombs, tome cuidado, mas além disso é tranquilo.Mate os gusts e tente parar o combo antes de um DK pra reaplicar o DK quando o Bahamut desse para a fase final.

Fase Final: Mesma história da fase 1 e 2 sem as orbs, abuse dos timings e tire o maior DPS possível, mantenha o GL3 durante o Earthshaker e você vai ficar tranquilo, lembre-se de dar um delay de 1s, 2s pra ir pro stack pra deixar o seu Tank passar por você e ir pegar a linha, nunca passe antes dele ou por dentro do boss.

Mindset ao jogar de MNK e em geral.

Eu gosto de pensar que um Monk é aquele cara que estudou muito, focou no objetivo, chegou na prova e tirou uma nota 9,9 por um erro de português pois queria terminar logo. Ele sabia a resposta correta, ele sabia o trabalho dele, ele sabia o que ele deveria fazer, ainda assim ele errou em 1 parte bem pequena, tentando extrair mais do que era necessário e possível na hora mas mesmo assim ele não se preocupa por que conhecer os limites é exatamente como ter sucesso de DPS, tentando sempre abusar mais e mais das mecânicas da luta e da classe para ser o Top DPS, e eu gosto de pensar que não é só assim no Monk, como em qualquer outra classe nesse jogo, você precisa estar preparado e sempre pensando no futuro, enquanto no presente você está focado em acertar em tudo.

Wehr Knight replied

510 weeks ago

Segue o vídeo demonstrando a rotação no Dummy, gear desatualizado.

Fiat justitia ruat caelum.

MetalXR Admin replied

510 weeks ago

AEHUOAEHAEUHIOAEUIHOHOEAAE

Severalia Admin replied

510 weeks ago

SAOKOSAKOSAKOSAKOAKSKOAS
Please log in to post a reply.